quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Arte Generativa - Ponto, um videogame sem vencedor

Uma forma de arte gerada por algoritmos? Na Arte Generativa, o artista cria pequenas regras que se desenvolvem de forma randômica. Ou seja: não há como prever exatamente como as coisas vão acontecer. Códigos e algoritmos fazem arte. É como se o artista, apesar de ter inventado as regras do jogo, não pudesse jogar, apenas assistir. É um estilo de arte definido por códigos de computador.Nem sempre fica claro que é o artista, o ser humano ou o computador.
Agora, imagine um jogo em que ninguém ganha e o único resultado é entender como uma partida pode ser violenta e humilhante. Ponto, um Videogame sem Vencedor é uma obra de arte generativa, interativa, manipulada por dois controles de Super Nintendo, com imagens que lembram jogos antigos. É obra de Hol, nome artístico de Henrique Roscoe, artista que explora a arte generativa. Os parâmetros criados pelo artista/programador viram cores e sons que evoluem segundo uma lógica pré-determinada. "Posso definir cada aspecto do resultado final, mas é mais interessante não ter o controle e brincar com a aleatoriedade", diz Hol. A performance aconteceu em São Paulo em junho de 2012, junto com o festival Sónar, evento de "música avançada". 

De acordo com o artista Hol, em seu site:
Ponto, um videogame sem vencedor
É uma performance audiovisual com sons e imagens sincronizados, tocados em um “console” construído e programado por mim, e controlado por um joystick de videogame retrô (nintendo). A ideia é subverter a lógica dos games antigos, mas usando sua estética, sons e elementos gráficos característicos. A performance trata de alguns temas ligados aos videogames ou aspectos do cotidiano de forma crítica, através de imagens abstratas. Todas as imagens e sons são criados por mim e tocados em tempo real, em uma performance de aproximadamente 30 minutos. Na apresentação, é proposta a participação do público, que pode “jogar” comigo durante a performance. Este instrumento é completamente autônomo, e funciona sem a necessidade de um computador. Só é preciso ligar as saídas no projetor e sistema de som.
A apresentação é composta de 5 partes, como se fossem níveis de um game. eu chamo uma (ou mais) pessoa(s) do público para “jogar” comigo. são 2 joysticks de Nintendo que controlam a performance. eu uso um e o público o outro. os sons e imagens são gerados a partir do movimento dos “jogadores”. ficamos sentados no palco virados em 45 graus para a tela, como se estivéssemos em casa, sentados em almofadas.
O público pode ver o instrumento (console) e nossas ações nos joysticks. a apresentação funciona como se fosse um jogo, e cada parte fala sobre um tema. as imagens e sons remetem à estética dos primeiros games e são em baixa resolução (400×300). A interface é um instrumento digital autônomo que não usa computador desenvolvido por mim. todos os sons e imagens da performance são gerados por ele.
As partes tratam dos seguintes temas:
– Level 1 – Estilhaço:
violência: crítica ao estímulo do uso da violência nos jogos. em um buraco aberto num fundo vermelho os jogadores vão abrindo veias, deixando rastros de sangue.
– Level 2 – Abaixo Você:
rebaixamentos: o valor medido pela diminuição do outro. dois elementos de forma similar a parafusos estão fincados no chão. a única ação possível é bater no outro, que a cada martelada do “adversário” se afunda mais no chão.

– Level 3 – Capital:
excesso: cada jogador controla objetos que caem. estes objetos vão enchendo a tela (como num jogo tetris) até não sobrar mais espaço para ele, que fica esmagado no topo da tela.

– Level 4 – Mimetismo:
massificação: crítica à moda e ao comportamento de imitação. formas abstratas passam pela tela e o jogador deve mudar a sua própria forma para ficar igual ou diferente dos outros.

– Level 5 – Para o Futuro:
sentido: para baixo. final melancólico onde ambos os jogadores vão descendo uma rampa de 45 graus. o único movimento possível é o adiamento da chegada ao fundo. 


Fontes:
http://super.abril.com.br/cultura/arte-generativa-quando-codigos-programacao-fazem-arte-686283.shtml
http://hol.1mpar.com/
http://hol.1mpar.com/?page_id=811